Raio mata seis cabeças de gado em sítio de Theobroma

 

A queda de um raio matou seis cabeças de gado em uma propriedade rural localizada na linha 599, zona rural de Theobroma. Os animais estavam perto de uma cerca quando uma forte chuva com raios atingiu o município na tarde desta quarta-feira (01).

O dono da propriedade, Sérgio Loiola, lamenta o grande prejuízo afirmando que os animais eram da raça.

 

Para prevenir morte de bois por raio, também é preciso tomar proteger as cercas presentes em sua fazenda. Como, normalmente, são feitas de aço, elas acabam sendo energizadas em uma tempestade com muitas descargas elétricas. Logo, se os animais encostarem nos fios acidentalmente, sofrerão choques fatais.

 

Por isso, o ideal é começar pelo aterramento. Crie condições para que a energia possa ser conduzida à terra, o que evita que toda a cerca seja perigosa. Em geral, isso pode ser feito ao conectar os fios a uma haste metálica, que fica enterrada. Outro ponto importante é que não é recomendado usar um arame contínuo por grandes extensões. O melhor é dividi-lo em porções menores, conectadas por isolantes especiais para a situação. Essa é a técnica mais indicada porque reduz, consideravelmente, a área de exposição ao risco de descargas.