Queda de aeromodelo causa incêndio em área de mais de 200 hectares em Vilhena, RO

Área do incêndio pertence à Força Área e fica próxima ao Aeroporto Brigadeiro Camarão. Fogo atingiu cerca de 25% da área, que possui aproximadamente 900 hectares.

Um incêndio de grande proporção foi registrado entre a noite do último domingo (18) e esta segunda-feira (19) em uma área pertencente à Força Aérea em Vilhena (RO), distante cerca de 700 quilômetros de Porto Velho. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vilhena (Semma), as chamas foram iniciadas com a queda de um avião aeromodelo no meio da área.

O fogo atingiu cerca de 25% da área, que possui aproximadamente 940 hectares e fica próximo ao Aeroporto Brigadeiro Camarão. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado e trabalhou para conter as chamas.

De acordo com o secretário da Semma, Rafael Maziero, alguns focos continuavam ativos até a tarde desta segunda (19).

“A área tem muita matéria orgânica e muita matéria seca já queimada, então pequenas faíscas fazem o fogo levantar de novo, mas está controlado”, disse.

Rafael e outros integrantes da Semma estiveram presentes auxiliando os bombeiros no resgate de animais silvestres que tentam fugir do fogo.

“Sabemos que os animais ficam desnorteados, morrem queimados, não conseguem sair. Mas os que saírem nós estamos aqui para ajudar”, explicou.

O secretário pede que, caso os moradores encontrem animais silvestres na zona urbana, contatem a secretaria para que seja feito o recolhimento.

JaruOnline