Número de divórcios sobe 9,36% em Rondônia durante a pandemia em 2021

Ao todo, 654 casais se separam no estado de janeiro a junho deste ano, segundo os dados do Colégio Notarial do Brasil.

O número de divórcios feitos em cartórios de notas de Rondônia subiu 9,36% no primeiro semestre de 2021, pico da pandemia de coronavírus, em relação ao mesmo período de 2020. Foram 654 separações no estado de janeiro a junho deste ano, segundo os dados do Colégio Notarial do Brasil.

No primeiro semestre deste ano, abril foi o mês com mais separações oficiais: foram 137 casais que se separaram em um único mês.

Ainda segundo o Colégio Notarial do Brasil, este foi o terceiro ano seguido em que o número de divórcios aumentou no primeiro semestre em Rondônia.

Janeiro a junho 2021: 654

Janeiro a junho 2020: 598

Janeiro a junho 2019: 592

Os dados também mostram que houve um aumento na quantidade de divórcio desde que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu autorização para o processo ser feito de forma online.

Desde maio do ano passado, por causa da pandemia de coronavírus, os casais interessados em fazer pedidos de divórcio ou separação podem solicitar o serviço pela internet.

O principal requisito para formular a separação oficial é que não haja conflito entre as partes, com o marido e a mulher em comum acordo sobre todas as questões.

Também não pode haver pendências sobre a guarda, visitas e alimentação dos filhos. Se houver, é obrigatório que a questão já esteja resolvida na Justiça.

G1