Em Serra de SC volta a registrar neve nesta segunda-feira (28)

Fenômeno foi registrado em Urupema na tarde desta segunda. Pela manhã também nevou em São Joaquim, Água Doce, além de Urupema.

 

A Serra catarinense voltou a registrar neve na tarde desta segunda-feira (28). É o segundo registro do dia na região, que pela manhã desta segunda registrou neve pela primeira vez em 2021.

A ocorrência de neve fraca na tarde desta segunda-feira foi confirmada pelo meteorologista da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado, Clovis Levien.

Por volta das 14h30, flocos de neve foram registrados no Morro das Torres. No local havia moradores da região e turistas quando ocorreu o fenômeno por pelo menos 30 minutos.

No início da tarde, foram registradas temperaturas inferiores a 5°C em várias regiões do interior do estado, segundo a Epagri/Ciram.

A neve ocorre quando, além da condição de muito frio, há umidade. Há previsão do fenômeno no estado até a madrugada de terça-feira (29).

Até a início da tarde desta segunda a Epagri/Ciram informou que registrou neve em Água Doce, Bom Jardim da Serra, Irani, São Joaquim, Urupema e Urubici e chuva congelada em Abelardo Luz, Lages e São Domingos.

“A chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e é tipo um granizo pequeno, que cai e salta, fazendo até barulho, às vezes”, informou o órgão.

No Morro das Torres alguns galhos também ficaram congelados por causa do frio e da chuva na região.

Fenômeno também pela manhã

 

O fenômeno ocorreu em São Joaquim e Urupema, na Serra catarinense, e em Água Doce, no Oeste. Além do fenômeno, houve registro de chuva congelada nas cidades de Bom Jardim da Serra, Urubuci, Urupema e Lages, municípios da região serrana, e Abelardo Luz no Oeste.

Em São Joaquim, por volta das 10h a mínima chegou a 1ºC. Já Urupema, a menor temperatura registrada foi 0,94Cº, às 11h. Ao longo do dia, a expectativa é de que os termômetros registrem marcas ainda menores. Com isso, a condição de neve persiste até a madrugada de terça-feira (29).

Fonte:G1